22 setembro, 2010

Percepção e Educação



 
Dia: 20/07/2010


O céu hoje estava nublado e com nuvens negras e carregadas, a chuva já era perceptível, mas, meu humor não alterava para mau e sim, para bom. Sentia o doce e suave cheiro de terra molhada e a cada passo o barulho dos meus pés sobre a terra, era modificado. As gotículas pairavam sobre meus cabelos e os umedecia. Eu continuava minha caminhada sorrindo. Sem ter motivo algum eu sorria e não me preocupava em saber o destino da minha alegria; bastava estar feliz! Afinal, não é todos os dias em que acordo de bom humor e eu queria que esse não fosse apenas mais um na lista e sim, um dia diferente. Queria sentir algo diferente, pensar em algo diferente. Estava bem comigo mesma. Há muito tempo não sabia que andar sob a chuva era tão bom. Isso me fez lembrar meus tempos de criança em que jogava bola sob as chuvas de janeiro...
Fechar os olhos e poder perceber com o sentido auditivo, que a vida corre em ritmo acelerado sem que percebamos, foi fantástico. As crianças falando, o trânsito fluindo com engarrafamento, buzinas e estresse e lá estava eu; sorrindo. Nada me abala hoje, nada me coloca em mau humor. Detalhar cada item que toco quando de olhos abertos e agora fazer de olhos fechados foi diferente, inusitado e interessante Suas espessuras, formas e profundidade, usando o tato também é muito incrível!
Dizer “bom dia” a todos os que passam por mim na rua é algo que hoje em dia, não se vê mais e é tão simples. Tratar a todos com o mesmo humor e esquecer que a sociedade impõe uma hierarquia, é mais fácil do que muitos pensam e você só tende a ganhar. Afinal, quem gosta de ser tratado com desprezo, ignorância ou arrogância? Acho que nessa hora a resposta grita, pula do peito, com certa indignação, não é? Mas, sem querer, em momentos de raiva, descontamos em quem nada tem a ver conosco. E é nessas horas em que devemos manter a calma e pensar em coisas positivas.
Certas vezes algumas palavras que dizemos, pode fazer mudar o humor e a vida de algumas pessoas. Por que não mudar? Se pro bem, faz bem.
O céu continua escuro e a chuva continua a molhar cada rua dessa cidade, mas, eu não me importo. O tempo não me abala mesmo estando ruim ou bom. Continua sendo apenas “O tempo”. Fiz e ainda farei minha parte... Que tal você fazer a sua? Educação não mata a ninguém!

Bom dia! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário