26 novembro, 2010

Julgar



É engraçado como julgar é fácil, né?! Ainda que falemos que não julgamos, julgamos. Ainda que falemos que não temos preconceito, julgamos.

“Eu julgo
Tu julgas
Ele julga
Nós julgamos
Vós julgais
Eles julgam...”

É assim que é e assim que vai ser pra sempre. Todos julgam. É normal falar que aquela pessoa não está adequada àquela roupa, mas é difícil falar que ela tem um estilo diferente. É... Pode ser que seja um meio de ela estar dizendo pro mundo que quer e precisa de atenção. Ela pode estar carente, mas, ninguém a percebe; julga. É normal também falar que seu irmão/pai/amigo falhou com você e julgá-lo de palavras que não são fáceis de ouvir. Julgar infelizmente faz parte do cotidiano do ser humano.
Sempre estamos julgando tudo e todos mas, às vezes e na maioria das vezes, julgamos errado alguém ou alguma atitude.
Aquela pessoa que a gente julga na maioria das vezes tem muito a nos ensinar. Coisas até então não ditas ou não aprendidas, são experimentadas a partir de quando a gente deixa o julgamento de lado e passa a ver mais o outro, a ser colocar no lugar do outro e tentar entender como ele se sente ou como você se sentiria se ouvisse tais palavras.
Que benefícios trazem um julgamento? Pra quem faz: nenhum; pra quem recebe: às vezes sérios problemas.
Julgar só pra colocar no outro a culpa de também ser julgado? Porque você é desse jeito e quer forçar essa pessoa a ser também?
Julgar por que? Porque o que você acha bonitinho não é o que essa pessoa é ou tem? Se ela se veste de tal maneira ou ouve tal música, é gosto dela! Cada um tem o direito de gostar ou não de qualquer coisa.
Julgar pra que se a gente pode mudar o mundo e torná-lo menos “julgador”?!
Tentar rever os conceitos, nessa hora, ajuda e muito!
Afinal, quem não tem suas preferências?

2 comentários:

  1. Ah se a gente julgasse menos as pessoas... as coisas, o mundo e a vida seriam muito melhores.
    Mandou bem no texto!

    ResponderExcluir
  2. Serviu pra mim! Acho q pra todo mundo ne? Quem nunca julgou? Temos q aprender a controlar isso. Arrasôoo menina. Bjoo idola!!!

    ResponderExcluir