04 março, 2011

Bipolaridade





1º dia...

Ela: Eu eu te amo
Ela²: Eu te amo tanto. Não sei o que seria da minha vida sem você.


2º dia...

Ela: Amor, eu te amo
Ela²: Eu to indecisa, acho que não damos mais certo.
Ela: Como assim? Ontem você disse que me amava tanto!


“Espera aí!
Nem vem com essa história
Eu nem quero ouvir
Não dá pra te esquecer agora
Como assim?
'Cê disse que me amava tanto ontem
Eu juro que ouvi” (Vai – Ana Carolina)


É... Como lidar com pessoas bipolares?
Na verdade: o que é bipolaridade?

Cientificamente falando, é considerada bipolar uma pessoa que sofre alterações de humor, desde mania até a depressão, com períodos de “normalidade” entre esses ciclos.

Atire a primeira pedra quem nunca disse a famosa frase “você é bipolar”.
Em dias como os de hoje, é normal ouvir/falar essa frase. Hoje em dia a bipolaridade está “na moda” e a cada dia mais é tomada como um “adjetivo”. É como se bipolaridade fosse um defeito ou qualidade que algumas pessoas têm, mas, não é bem assim.
Bipolaridade é uma doença incontrolável que gera uma série de problemas na vida de quem a tem e na vida de quem convive com quem a tem. Se uma pessoa bipolar está em um relacionamento sério (namoro, casamento, etc...) causa um grande problema que deve ser detectado o mais rápido possíel para que haja uma possível cura.
Muitas pessoas se passam por bipolares para tirar a culpa de si próprio e por na doença inexistente. Essa confusão de “ter ou não” a doença, acaba confundindo as pessoas ao redor e a própria pessoa porque de tanto acreditar que tem a doença, se passa por doente e com isso as pessoas tendem a ter um cuidado e precaução a mais com a pessoa “bipolar”.
Uma pessoa realmente bipolar, pode chegar ao extremo da depressão seguida de suicídio e, no outro extremo, a euforia de tentar escrever um livro num só dia, por exemplo. O humor e a variação de sentimentos, muda de 8 a 80 em alguns instantes, causando sérios transtornos. O bipolar quase nunca percebe que está doente; ele sempre coloca a culpa em alguma coisa que na maioria das vezes é a família, o trabalho e em até um amigo ou namorado(a).
O tratamento com carbonato de lítio é um dos mais indicados pra quem tem bipolaridade. É feito um tratamento que envolve: psicólogos, medicação, restrição ao álcool e cafeína, aumento nas horas de sono e no alimentos ricos em ômega 3. As terapias também têm grande papel na recuperação de uma pessoa bipolar já que cienfitificamente ainda não tem cura.
A maioria das pessoas que procura um médico na cura da bipolaridade, não a tem. Para ter certeza, médicos psiquiátricos fazem uma avaliação do paciente para a resposta positiva ou negativa.

Afinal, a bipolaridade existe ou é apenas um meio de direcionar a culpa de algo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário